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PROPOSTA


REPENSANDO O SISTEMA AABB

Nossas Propostas para um Sistema melhor e mais atuante

Valorização e incentivo aos presidentes das AABBs:

1.  Criar um grupo de trabalho (imediatamente) para discutir a formatação de um auxílio financeiro (ajuda de custo), para gestores aposentados das AABBs estabelecendo contrapartida nos moldes dos funcionários da ativa, hoje beneficiados com a liberação parcial - ainda não disseminada para todos os presidentes da Ativa, mas que será bandeira de discussão com o Banco do Brasil.

2.  Reduzir custos com viagens da diretoria, valorizando a participação de dirigentes das AABBs e CESABBs como representantes oficiais da FENABB.

            Dirigentes das AABBs, em especial dirigentes cedidos e conselheiros regionais, também atuarão como representantes oficiais da FENABB, mediante delegação formal, valorizando lideranças regionais. Redirecionar deslocamentos da diretoria para que a mesma esteja presente em eventos que efetivamente irão contribuir para a busca de soluções e melhorias para o Sistema AABB.

Financeiro:

3.  Elevar os limites de recursos por AABB para R$ 150,00 (em 2010 o valor era de R$ 100,00 por associado);

Suspender a correção monetária (*) nos valores solicitados até o limite de crédito estabelecido para cada AABB, limitados a R$ 75.000,00 e retornáveis em até 24 meses.
(*) atualmente a correção monetária tem sido cobrada independentemente do valor solicitado.

4.  Desburocratizar processos para liberação de recursos e crédito on-line.

Agilizar a liberação de recursos até R$ 30.000,00, programa específico, sem o preenchimento de diversos formulários. Esses recursos serão liberados on-line de acordo com a análise prévia feita pela gerência financeira da Federação com base no endividamento de cada AABB solicitante.

5. Simplificar processos de solicitação de auxílio financeiro nos eventos constantes da Programação da FENABB cujos valores são parametrizados (Competições Citadinas, FENABB Cultural, Coral, entre outros).

AABBs solicitarão os recursos durante o ano, via CESABB, para as atividades que pretendem realizar sem a necessidade de preenchimento de diversos formulários. A FENABB fará o repasse diretamente na conta da AABB estabelecendo prazo de realização do evento e da prestação de contas até o final de cada ano. Os resultados destas atividades serão divulgados para todo o Sistema por meio do relatório anual específico com o objetivo de divulgar as boas práticas dentro das AABBs.

6. Criar Fundo (reserva financeira) para atender as AABBs com ocorrências de catástrofes, alagamentos etc.

AABB com seguro em ser e até o limite segurado, FENABB fará antecipação emergencial de recursos, após os trâmites iniciais com a seguradora, com o objetivo de recuperar e/ou tornar operacional os clubes de imediato. As AABBs serão, todas, contatadas, orientadas e auxiliadas na implantação de seguro do seu patrimônio.

Esportivo e Sociocultural:

7. Implantar a JENAB - Jornada Esportiva Nacional, de três em três anos, com regras diferenciadas.

Iniciando em 2011 as AABBs que participarem das competições Regionais terão uma pontuação na FENABB cumulativa considerando ainda os resultados de 2012 e 2013, para a participação no evento NACIONAL. A pontuação zerará a cada ciclo de 3 anos.

8. Auxílio financeiro para eventos de menor porte entre AABBs.

Incentivar e auxiliar com recursos financeiros a realização de eventos envolvendo duas ou mais AABBs nos mais distantes rincões voltados ao esporte e a confraternizações comemorativas, como forma de integrar as associações;

9. Criar Programa para repasse de uniformes esportivos às AABBs, sem reembolso.

A FENABB criará vários modelos de uniformes e viabilizará a confecção dos mesmos por meio de parcerias com as empresas subsidiárias do BB e demais fornecedores/conveniados da FENABB, sem custo para Federação ou AABBs. Para habilitar-se a receber os “Kits Uniforme Esportivo” a AABB deverá participar das Jornadas Esportivas e/ou fazer uso do Programa Competições Citadinas. Dentro de um intervalo de tempo, a AABB poderá escolher o uniforme de futebol mini-campo, futsal, voleibol de quadra ou voleibol de areia.

10. Incluir as AABBs como beneficiárias na Lei de Incentivo ao Esporte - Lei n°. 11.438/06, Lei de Incentivo à Cultura e Lei Rouanet.

Criar uma área com pessoas capacitadas para assessorar todas as AABBs, na captação de recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – Lei n°. 11.438/06, Lei de Incentivo à Cultura e Lei Rouanet,

11. Firmar parcerias com artistas a serem disponibilizados para as AABBs a preços acessíveis.

A exemplo do que já foi feito pelo SEGASP em anos anteriores, negociar com artistas regionais ou nacionais, contratos que possam beneficiar as AABBs em forma de contratos em vários clubes.

12. Recriar o festival anual de talentos (música, pintura, crônicas etc..).

Nos moldes que a FENABB já produziu com competência, identificaremos artistas e associados das afiliadas com premiação e estímulo à cultura nacional criando o banco de talentos das AABBs.

13. Olimpíadas 2016.

Criação de um grupo de trabalho com vistas a produzir um dossiê que insira as AABBs no planejamento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), com vistas à participação das AABBs nas Olimpíadas no ano 2016.

Socioeducativo e Comunicação:

14. Formalizar parcerias com Universidades reconhecidas em nível nacional com o objetivo de criar MBA voltado para a área de gestão do lazer e entretenimento, buscando a profissionalização da gestão dos clubes.

Serão priorizados os dirigentes cedidos integralmente e/ou que tenham interesse nas sessões com o objetivo de formar profissionais em nível de pós-graduação na área de administração da gestão do lazer e entretenimento.

15. Estruturar o Curso PGS II, dando continuidade ao aprendizado do primeiro ciclo do Curso PGS em vigor.

Educação continuada, reforçando o aprendizado adquirido pelos dirigentes dos clubes, reciclando e levando novas informações a esses gestores para melhor atuarem em suas AABBs.

16. Formação à Distância.

Investir na formação à distância para Dirigentes de AABBs, com a criação de uma equipe de orientadores (tutores), com a finalidade de dar suporte e incrementar o Curso de Gestão à Distância para Dirigentes.

17. Divulgação do Sistema AABB na TV.

Avaliar a melhor alternativa na implantação de comercial de TV em nível nacional ou regional, atingindo todas as AABBs, com o objetivo de divulgar o Sistema AABB e aumentar o número de associados.

Programa Integração AABB Comunidade

18. Vídeos Institucionais.

Elaborar vídeos Institucionais do Sistema AABB e do Programa AABB Comunidade com formato regional com o objetivo de melhor retratar a realidade de cada região brasileira.

19. Divulgar Programa AABB Comunidade na mídia em assuntos relacionados às questões sociais e de sustentabilidade que são desenvolvidos nas AABBs.

Será elaborado relatório anual das atividades desenvolvidas pelas AABBs que possuem o Programa a fim de divulgar o trabalho social e sustentável realizado nas afiliadas.

20. Incentivo à Formação Continuada do Programa AABB Comunidade.

Incentivar a formação continuada à distância para os educadores do AABB Comunidade ampliando para os presidentes da AABB e funcionários que tiverem interesse em participar, com direito à certificação pelo NTC/PUC-SP.

21. Criar a Jornada Estadual entre AABBs Comunidade.

A exemplo do trabalho que vem sendo realizado no Ceará, melhorar e expandir para os demais estados que possuem o Programa, o Encontro Esportivo Educacional entre as AABBs, com apoio e parceria da FENABB e FBB.

Administrativo/Jurídico:

22. Unificar a condição de Associados nas AABBs via convênio entre as participantes.

Será implantado um sistema que permitirá ao associado de uma determinada AABB utilizar,de posse de sua carteira de associado (padrão e universal dentro do sistema), as demais coirmãs de forma que a AABB visitada seja restituída pelo valor da utilização diária pelo visitante calculada de acordo com a mensalidade do clube. Dessa forma, não será gerado prejuízo para a AABB visitada. Pelo contrário, haverá entrada de receita. Com a implantação desse Sistema, estimularemos o interesse dos funcionários e clientes do BB para que tornem-se associados, elevando a receita das afiliadas e tornando nosso conjunto de AABBs um verdadeiro Sistema de Clubes interligados.

23. Criar um grupo de trabalho com participantes das AABBs, CESABBs e profissionais da área de Gestão em Clubes, com vistas a rediscutir o modelo de clube existente e adequar à atuação da FENABB.

O modelo atual tem 82 anos e necessita ser rediscutido - como todos os modelos de gestão das grandes instituições que se mantêm fortalecidas no mercado hoje fizeram, inclusive o BB. O Grupo irá discutir e estabelecer proposta do modelo de Sistema de Clubes viável para a nossa realidade e futuro dos clubes. Hoje, ainda temos uma estrutura arcaica que precisa ser discutida e remodelada. O Atual modelo não atende mais a realidade vivenciada pela maioria das AABBs.

24. Criar a Caravana Itinerante: FENABB mais próxima das AABBs.

Visitas periódicas e programadas às AABBs, e não somente em dias festivos (jornadas e aniversários), com equipe de profissionais multifuncionais com o fim específico de discutir questões administrativas, jurídicas e esportivas das AABBs “in loco” com presidentes, gerentes e superintendências do BB, aproveitando, para isto, as informações contidas no Diagnóstico. Não somente para a elaboração de quadros estatísticos, mas para incrementar ações em benefícios dos clubes. Dessa forma, evitaremos o alastramento e a inviabilidade de AABBs por questões jurídico-administrativas já em fase de execução e de gestão.

25. Redesenhar o fluxo de trabalho na FENABB visando mais rapidez nos processos.

Procedimento interno da Federação a fim de facilitar administrativamente o fluxo de trabalho tendo em vista a agilidade das informações e serviços às AABBs.

26. Estabelecer horário de 8 horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira para a área jurídica nas instalações da FENABB, e criar o advogado de plantão nos finais de semana, com linha direta com os clubes.

A experiência mostra que é imprescindível que a FENABB possua um advogado em suas instalações no período de 8 horas de trabalho. Hoje, várias informações são passadas com atraso em função do serviço de advocacia prestar expediente na FENABB de apenas 2 horas diárias e nas outras horas via celular. Com a permanência de um advogado no período integral, as ocorrências serão tratadas em tempo real e com pleno acompanhamento da diretoria da FENABB. Para os casos que extrapolem o horário comercial, haverá um telefone Plantão.

27. Incluir uma reunião semestral com os integrantes dos Conselhos Administrativo, Deliberativo e Fiscal (titulares e suplentes) a fim de discutir melhorias.

Valorizar os integrantes dos Conselhos da FENABB a fim de aproveitarmos o conhecimento dos participantes e suas experiências em prol do Sistema AABB. Hoje os suplentes aparecem somente para compor chapas concorrentes à Federação. Vamos valorizar a participação de todos!

28. Encontro Nacional das AABBs.

Realizaremos o Encontro Nacional com foco na troca de experiências, novas ações, inovações e confraternização.

29. Patrimônio das AABBs.

Atuar junto com às AABBs, avaliando suas estruturas físicas não utilizadas, adequando seus ativos de maneira a torná-las sustentáveis e superavitárias.

30. Explorar as melhorias que o SGA (Sistema de Gestão para as AABBs) poderá proporcionar ao Sistema.

31. Utilizar papel reciclado na produção do material impresso.

            Prática que a FENABB incentiva as AABBs, também, deve ser realizada pela Federação. Tratar as questões de sustentabilidade é dever de todos.